CONFERENCISTAS

José Pacheco

Especialista em Leitura e Escrita é, desde 1995, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Coordenou projeto “Fazer a Ponte”, desde 1976 a 2004, realizado na Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à data da sua aposentadoria.
Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos” projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire.
Em 2007, deslocou-se para o Brasil,
Está desde Abril de 2011 a colaborar diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo do Brasil, que segue o mesmo ou idêntico modelo de ensino.
Foi investigador do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação.
No Ministério da Educação do Brasil integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica.
É neste momento diretor pedagógico da EcoHabitare Consultoria e Projetos Ltda., empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem.
Participa na Rede de Inovação e Criatividade da Educação do Sesc Nacional atuando nos grupos de trabalho de Formação e Avaliação.
É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como "um louco com noções de prática".